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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/4B95L2P
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.15.17   (acesso restrito)
Última Atualização2024:05.06.15.17.45 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.15.17.45
Última Atualização dos Metadados2024:05.08.16.03.11 (UTC) administrator
DOI10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.79.95
ISSN2237-1419
Rótuloself-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
Chave de CitaçãoMedeirosFerrSouzAnde:2024:UsMuAn
TítuloO uso de multiplataformas de análise geoespacial como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem em sensoriamento remoto
Ano2024
Data de Acesso19 maio 2024
Tipo de Trabalhojournal article
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho1531 KiB
2. Contextualização
Autor1 Medeiros, Thais Pereira
2 Ferro, Poliana Domingos
3 Souza, Ranieli dos Anjos de
4 Anderson, Liana Oighenstein
ORCID1 0000-0003-0342-4039
2 0000-0001-7702-077X
3 0000-0003-1408-4826
4 0000-0001-9545-5136
Grupo1 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
2 SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
4 Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
Endereço de e-Mail do Autor1 thais.pereira@inpe.br
2 poliana.ferro@inpe.br
3 ranieli.muler@ifro.edu
4 liana.anderson@cemaden.br
RevistaRevista Geonorte
Volume15
Número49
Páginas79-95
Nota SecundáriaB3_INTERDISCIPLINAR B4_GEOGRAFIA B5_SAÚDE_COLETIVA B5_GEOCIÊNCIAS B5_ENGENHARIAS_II B5_ENGENHARIAS_I B5_BIODIVERSIDADE B5_ANTROPOLOGIA_/_ARQUEOLOGIA C_ENGENHARIAS_III C_CIÊNCIAS_AMBIENTAIS C_CIÊNCIAS_AGRÁRIAS_I C_ASTRONOMIA_/_FÍSICA
Histórico (UTC)2024-05-06 15:17:45 :: simone -> administrator ::
2024-05-06 15:17:53 :: administrator -> simone :: 2024
2024-05-06 15:19:38 :: simone -> administrator :: 2024
2024-05-08 16:03:11 :: administrator -> simone :: 2024
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveLinguagens de Programação
Pós-Graduação
Prática Docente
Tecnologia da Informação
Interpretação de Imagens Orbitais
Language Programming
Postgraduate
Teaching Practices
Information Technology
Interpretation of Orbital Images
ResumoO uso de metodologias de aprendizagem baseadas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação passaram a integrar os sistemas de ensino nas últimas duas décadas, demonstrando ser uma ferramenta poderosa no processo de ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, incluindo o ensino do sensoriamento remoto desde o básico à pós-graduação. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo apresentar a experiência didática desenvolvida no âmbito da disciplina Interpretação de Imagens Orbitais, do curso de pós-graduaçãolato sensuem Geoprocessamento do Instituto Federal de Rondônia. Adotamos uma abordagem de teoria e prática associada à utilização de diferentes tecnologias para análise geoespacial, com ênfase no potencial das linguagens de programação como recurso didático-pedagógico. A disciplina foi planejada a partir da intercalação entre teoria e prática. As atividades práticas aplicadas envolveram a coleta de dados de satélites, entendimento de metadados, transformações multiespectrais, composição de bandas e criação de índices espectrais a partir de 3 abordagens: LandViewere QGIS (método tradicional); Google Earth Engine (linguagem JavaScript) e Google COLAB (linguagem Python). Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturadopara avaliar a eficácia do processo de aprendizagem a partir da visão dos discentes. Foi possível perceber que apesar da dificuldade e falta de experiência dos estudantes com linguagens de programação, eles se mostraram entusiasmados em lidar com essas novas ferramentas, podendo ajudar no desenvolvimento de habilidades que hoje são tão desejadas pelo mercado de trabalho. ABSTRACT: The use of learning methodologies based on Digital Information and Communication Technologies started to integrate the teaching systems in the last two decades, proving to be a powerful tool in the teaching and learning process in several areas of knowledge, including the teaching of remote sensing from basic education to graduate school. In this sense, this article aimed to present the didactic experience developed within the discipline Interpretation of Orbital Images, of the lato sensupostgraduate course in Geoprocessing at the Federal Institute of Rondônia. We adopted a theory-and-practice approach associated with the use of different technologies for geospatial analysis, with emphasis on the potential of programming languages as a didactic pedagogical resource. The discipline was planned from the intercalation between theory and practice. The applied practical activities focused on the collection of satellite data, understanding of metadata, multispectral transformations, bands composition, and creation of spectral indices from 3 approaches: LandViewer and QGIS (traditional method); Google Earth Engine (JavaScript language) and Google COLAB (Python language). In the end, a semi-structured questionnaire was applied to assess the effectiveness of the learning process from the student's point of view. It was possible to see that despite the students' difficulty and inexperience with programming languages, they were enthusiastic about dealing with these new tools, which could help in the development of skills that are so desired by the job market today.
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4. Condições de acesso e uso
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2021/06.04.03.40.25
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F3NU5S
8JMKD3MGPCW/46KUATE
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
Campos Vaziosalternatejournal archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination e-mailaddress format isbn lineage mark month nextedition notes parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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